segunda-feira, junho 14, 2004

Antes de contar a viagem

Um texto que a Carla publicou no flog dela hoje.

"O que é um amigo? Um amigo pode vir a ser um colega para a vida, mas certamente ao menos por um tempo ele é de fato. Tudo o que se faz funciona melhor com amigos. Não confunda conhecidos com amigos. A amizade é o relacionamento da entrega feliz. Um amigo pode ser uma tal benção que só o fato de pensar nele traz um sorriso ao rosto e paz ao coração. Amigos participam da vida uns dos outros. Uma amizade muito especial pode se tornar em amizade colorida e expandir a amizade com o colorido das crianças. Um amigo lança um "não" ou um "sim" como bolas de malabarismo, dando a elas peso igual, para encontrar a verdade, não para agradar. Um amigo diz "sim" e seus sonhos se aproximam da realidade.

Como você pode se tornar em amigo ou se aprontar para receber a amizade? O desejo por amizade precisa ser intenso. Se seus amigos estão em primeiro lugar, seus atos precisam mostrar isso. Toque com seus olhos e corpo em toda ocasião possível. Pense em seus amigos todos os dias e diga-lhes a respeito de seu amor e apreço. Agradeça de todo coração o fato de precisar deles. Nunca duvide de suas amizades e nunca se esquive delas. Não paute sua amizade por créditos e débitos. O valor de um presente não pode nunca ultrapassar o derradeiro presente da amizade: livramento da solidão. Para preservar sua amizade:

* Cubra-se de fotos ou recordações de seus amigos tanto em casa como no trabalho.
* Ouça o sonho de seus amigos e faça-os seus de todo modo possível.
* Sinta sempre que você está fazendo o seu melhor. Culpa não tem lugar na amizade.
* Se um amigo em potencial tem algum interesse em algo, diga "sim a isso". Poucas coisas iniciam a amizade mais rápido que adotar o interesse dos outros.
* Penetre em suas vidas e descubra seus mais profundos sentimentos livremente. Expresse um desejo por conforto.
* Preserve sua amizade com cartões postais, cartas ou chamadas telefônicas. Amizades a longa distância são fáceis de serem mantidas. Seja agressivo.
* Dê a seus amigos abrigo e suporte. Mude da segurança do dinheiro para a segurança do clã.
* Jogue um com o outro sempre que estiverem juntos.
* Precise de seus amigos não desesperadamente, mas antecipadamente."

(Páginas 154, 155, "A Terapia do Amor", por Patch Adams e Maureen Mylander, Coleção Anjos de Branco)

0 Comentários: