quinta-feira, julho 09, 2009

Até hoje quando vejo um filme, matéria ou leio algo tenho vergonha, me embrulha o estômago pensar na escravidão. Eu sei que ainda existe gente escrava no mundo, mas fico pensando na época dos grandes impérios o que foi feito de civilizações inteiras africanas. Famílias e culturas desfeitas, filhos, maridos, mulheres separados. Nunca foram tratados como humanos, não eram considerados da mesma raça. Tanto que após as abolições mundo afora eles continuaram sendo gente do gueto, gente que não merecia pisar no mesmo chão de uma pessoa branca... e até hoje existe isto. Tenho vergonha, muita vergonha mesmo de descender disto tudo. Uma parte de minha herança era portuguesa, outra holandesa. E claro, tenho um pé na senzala sim. Tenho ascendência negra e índia e disto não tenho vergonha.

3 Comentários:

Jôka P. disse...

Ilvia, a maioria dos escravos africanos foi mandada para o Brasil por outros negros, africanos também.

Unknown disse...

Sim, sim... que trocaram seu pares por armas, ouro e outros tipos de mercadoria. Estava vendo isto ontem em um filme, mas a iniciativa não partiu deles, do nada. Afinal precisava haver compradores de gente.
Beijoca

Tita disse...

É, amiga...é triste...esse povo que faz a escravidão merecia guilhotina!!
beijo enorme